quarta-feira, 15 de julho de 2009

Provocação


O amor é o elixir que move o mundo. Quando não é o amor é a raiva, o ódio, a frustração. Mas, ser movido pelo amor é bem mais interessante, as conseqüências são de produção, de expansão. Os outros sentimentos levam quase sempre à desintegração, à destruição.
Leio o cronista da segunda-feira e fico estimulada pela atitude dele diante da questão que o aluno lhe coloca.
Seria ele limitado à crônica de duas notas só?
Certamente, movido pelo amor, pela sensibilidade ele dá, ao aluno da boina supermaneira, uma lição de como podemos, consultando os arquivos de nossa interioridade, passear pelos sentimentos que vão nos trazendo as idéias das coisas que lemos, dos filmes que nos tocaram, das perguntas que nos são feitas.
O cronista foi se revelando, mostrando o que é deslizar na escrita fazendo uma crônica de muitas notas: obsessão, felicidade trazida pelo amor apaixonado, pelo amor à cidade, pelo amor à vida, pelo amor às calçadas. Adorei a ode às calçadas.
Vou tentar guardar em meu coração tamanha poesia “calçadas servem para passear a felicidade, dar uma pernada nos dolores da existência e botar para caminhar a vida”. Parece letra de samba bom. Joaquim Santos considera a calçada “maravilha urbana que a bandidagem otária e os prefeitos desapaixonados roubaram dos cariocas”. A música continua.
É bom saber que não estamos sozinhos, que há quem pense e sinta próximo a nós.
Interação, provocação dando origem a uma crônica poética, dando um peteleco no meu desejo de escrever, de interagir.
Como diz o autor “cada um lê como quer, vê as bruxas que puder”....
Pego carona em seu escrito e deslizo pela alameda da alegria de poder brincar com as palavras, poder fixar idéias românticas provocadas pela poesia da crônica de Joaquim e pelo brilho da cidade que, apesar do descaso das autoridades, não perde seus encantos, seus cantos e magia.

Segunda, 22/11/04
Sonia

Um comentário:

  1. Crônica leve e de bem com a vida. Revela um coração amoroso e alma em harmonia. Parabéns, querida.
    Miss Pernambuco

    ResponderExcluir